Como ser autoridade para meu filho?

Posted by:

|

On:

|

Primeiramente precisamos entender qual é a diferença entre Autoritarismo e Autoridade, serei breve:

  • Autoritarismo: Você consegue o que quer pelo medo, acredita ser superior a criança.
  • Autoridade: Você é um modelo a ser seguido e ouvido.

Se pararmos para pensar o Autoritarismo é uma ilusão, é só uma ferramenta para que esses pais tenham a ilusão de estarem no controle. Segundo a Clara Freitas, idealizadora da Educação empática, os motivos pelos quais o autoritarismo é uma ilusão são:

O primeiro deles é que a longo prazo isso é insustentável. Seu filho vai crescer e um dia você não vai mais ser o superior da casa. Um dia seu filho não vai mais ter que te obedecer e ponto final. Quando esse dia chegar, será que ele vai estar preparado para fazer as escolhas da vida dele por conta própria?
O segundo motivo pelo qual o autoritarismo é uma ilusão é porque ele não funciona na maioria das casas, essa é a verdade. Na maioria das casas, as crianças se rebelam.
Isso acontece porque o mundo mudou muito. Antigamente, as crianças tinham exemplos de submissão em várias esferas da sociedade. Negros e brancos, chefes e empregados, homens e mulheres. Hoje isso não existe mais.

Ser autoridade é entender que dentro de casa, vocês tem os mesmos direitos, mas não os mesmos deveres e responsabilidades. Você é autoridade porque viveu mais, tem mais conhecimento. Você é líder e seu filho PRECISA dessa liderança, de alguém que dite as regras e limites.

E se pararmos para pensar, um bom líder é um líder que inspira, que motiva, e não um líder que consegue atingir seus objetivos pelo medo da punição. O autoritarismo é a BIRRA dos adultos, mostra sua fraqueza. Mostra que você não foi capaz de ensinar, orientar, guiar essa criança de nenhuma outra forma.

Então, como fazer regras que meus filhos seguem? Como falar para ele ouvir?

Primeiramente alinhe suas expectativas, são crianças e ainda não tem o córtex pré frontal desenvolvido, que é a parte do cérebro responsável pelo racional e regras.

Montessori diz que as crianças precisam querer seguir as regras, e normalmente elas querem, mas para que isso aconteça, você precisa seguir a regra das regras.

  1. Não pode o que vai fazer mal a criança.
  2. Não pode algo que vai machucar o outro
  3. Não pode o que destrói o ambiente em que a criança está.

São as 3 regras base, o resto, é limitador, e as crianças não gostam de ser limitadas. Seguindo essas 3 regras das regras, sua criança vai conseguir entender e seguir com menos disputas.

Regra é regra, não abra exceções com frequência, a criança precisa de previsibilidade.

Tendo em mente que a criança COMEÇA a desenvolver o controle inibitório a partir dos 4 anos, começam a conseguir seguir de fato as regras.

Agora, como fazer meu filho me ouvir?

Primeiramente e mais importante: O ouça!

Depois: Entre no espaço da criança, agache, chegue perto.

Terceiro: Sem voz de coitadinha, seja firme no tom de voz e expressão facial, use poucas palavras, por exemplo: “Assim não pode!”, “Acabou seu tempo, é hora de ir”

Por ultimo: Cumpra com sua palavra, não ameace, fale e cumpra para ser levada a serio.

Quero me aprofundar!

A maioria das mães está perdida, qual metodo seguir? Como agir? O que fazer agora? O que preciso saber?

Por isso criei o curso O caminho, que irá guiar as mães no processo de serem especialistas nos seus próprios filhos, entender o que fazer baseado na sua realidade familiar.

O caminho está estruturado no meu método CCA, em que ensino a terem Consciência, o Conhecimento necessário para ser a mãe que você quer ser e por ultimo te guio para a Ação, para a vida prática.

Você só precisa saber o caminho!

Entre para a lista de espera: https://docs.google.com/forms/d/1Rj0saXS09MSKs2bEUXXr_X5EJmS9kWWb4N33KZoWWHc/prefill